COMO CONTRATAR UM FUNCIONÁRIO DE MANEIRA PROFISSIONAL?

Um dos relatos mais comuns dos gestores é que a contratação realizada não foi assertiva, ou ainda, que não conseguem traçar um padrão ideal nas entrevistas para conseguirem minimizar esses erros de contratação…
Pensando nessa dificuldade, nós, da Desenvolva Consultoria, separamos para você um passo a passo a ser seguido neste momento tão crucial:
???? Primeira e mais importante parte deste processo: trace o perfil da vaga desejada, onde você deve determinar qual função você pretende que este novo funcionário execute, o horário de trabalho que você precisa que ele cumpra, a flexibilidade e disponibilidade que você precisa que ele tenha. Definir isso faz toda a diferença para evitar surpresas desagradáveis apos a contratação.
????Inicie o processo de escolha pela “análise de currículos”, ou seja, analise neste momento, estes itens: estuda? tem filhos? faz alguma atividade extra? Em caso positivo, consegue conciliar com a rotina da farmácia? Possui ensino médio completo? Qual a experiencia na área farmacêutica? Quanto tempo trabalhou em cada local de trabalho? As experiencias anteriores demonstram foco na área farmacêutica ou apenas “chutes” em diversas áreas?
???? Após selecionar os currículos de interesse, levante informações sobre esses candidatos. Verifique como são seus perfis nas redes sociais, verifique se os mesmos possuem processos trabalhistas contra as empresas os quais trabalharam. Isso vai te nortear a conhecer o candidato na sua vida pessoal e avaliar algumas condutas; Já descarte neste processo, os perfis que não condizem com a visão da sua empresa;
???? Convoque os candidatos selecionados para uma entrevista pessoal….prepare uma lista de perguntas baseada nos dados do currículo. Ex: Como vai conciliar trabalho e estudo? Quem ficara com seus filhos? Porque saiu do ultimo trabalho?
???? Teste a reação do candidato ao expor as partes mais “chatas” do trabalho a ser executado. Ex: ” Nesta função você devera realizar a limpeza da loja. Você se sentirá constrangido se alguém conhecido ir a farmácia e lhe ver passando um pano no chão?”
???? Teste a reação do candidato, ao expor, de forma sucinta e discreta, algumas normas e condutas que a empresa preza; Você conseguira observar como ele reage á delegação de tarefas e respeito a hierarquia e normas;
???? Desconfie do candidato que aceita tudo e não questiona nada. Com esse perfil, questione o máximo possível, crie algumas situações e pergunte-lhe, como ele as resolveria. Analise o grau de satisfação e a postura corporal apresentada, a feição;

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *