Sua Farmácia precisa de um líder

Farmácia Desorganizada!

Sua Farmácia precisa de um líder

Sua Farmácia precisa de um líder? Talvez esse pergunta já tenha passado pela sua cabeça ao analisar os resultados do seu empreendimento. Independentemente da sua localização, do seu público alvo e preço de mercado, o sucesso ou fracasso sera encabeçado pelo líder, então é fundamental investir no seu desenvolvimento. Nem todo gestor é líder, ok? Porém desenvolver características profissionais é uma obrigação nossa do dia a dia para que possamos melhorar nossa performance pessoal, a da nossa empresa e de todos os colaboradores que nos cercam.
Alguns tópicos gostaríamos de destacar nesse processo de evolução de liderança:

  1. Pratique o que você prega: Seja o exemplo do que você vislumbra dentro de sua equipe. Por exemplo: Pregar que o equilíbrio entre vida social e profissional devem ser realizados, porém determina metas que requerem que seus funcionários trabalhem longas jornadas, isso demonstra inconsistência.
  2. Não fique na corda bamba: Ser um líder requer bom julgamento e habilidade de tomar difíceis decisões e até decisões que não agradam a maioria, para conseguir que as atividades sejam finalizadas. Entre elas, ter que despedir um gerente incapaz, ou cortar custos para refletir num resultado mais saudável, ou até mesmo confrontar superiores em defesa do interesse de seus funcionários.
  3. Avalie-se regularmente: A liderança é um processo constante e contínuo de aprendizagem e refinamento do seu estilo de gerenciamento, habilidades de influência, abordagens e entendimento das pessoas que trabalham com você e para você. Para liderar eficientemente, você precisa estar a frente durante todo o tempo e se adaptar facilmente a mudanças e alterações em tendências e atitudes.

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Você já pensou que seu público pode ser na maioria idosos?

Que em média, 50% do seu atendimento está direcionado a este público e que ter um espaço para ele poderá aumentar suas vendas e otimizar o atendimento para esta classe tão especial?
Separamos neste artigo, 5 dicas para você criar um espaço atrativo e vendável:

  1. Escolha um espaço que se possível, lhe permita sincronizar balcão de atendimento/ PDV, a farmácia popular (caso sua farmácia forneça este serviço) e espaço externo (seções de fraldas geriátricas, produtos ortopédicos, nutrição especial);
  2. O que expor neste espaço: gôndolas com fraldas geriátricas, protetores de colchão, absorventes geriátricos, bengalas, produtos ortopédicos, pomadas OTC, produtos para diabéticos, produtos para tratamento de escaras e feridas e também, produtos de nutrição especial (dietas restritivas).
  3. Caso o balcão de atendimento for uma vitrine, exponha nela os aparelhos de medição de pressão, aparelhos de medição de glicemia, tiras para medição de glicose, entre outros produtos para esta finalidade – afinal, queremos que nossos vendedores agreguem a venda destes produtos junto à venda dos medicamentos de uso continuo para pressão arterial e diabetes;
  4. Coloque bancos sempre que possível e se sua farmácia possuir um espaço para isso, para que os idosos possam aguardar pelo atendimento de forma confortável e tranquila. É comprovado que estar sentado diminui o nível de ansiedade e do estresse causado neste público, no momento da espera para o atendimento;
  5. Coloque uma placa indicativa aérea no balcão de atendimento prioritário, contendo os dizeres atendimento prioritário, onde a mesma sinalizará para as demais pessoas, que seu estabelecimento cumpre com as normas e se preocupa com este perfil de cliente.
  6. Crie campanhas para a fidelização do público idoso, afinal, quem não gosta de sentir que obteve vantagens ao comprar na sua farmácia? Que na sua farmácia, o atendimento é diferente e especial?

Farmácia Desorganizada!

Farmácia Desorganizada! O que fazer?
As pessoas gostam de se sentir em casa quando vão fazer compras. Assim como em nossas casas, quando vamos a um estabelecimento comercial, gostamos de saber onde estão os produtos que queremos comprar. Sendo assim, o ambiente precisa ser organizado, com seções bem divididas para a parte de medicamentos, produtos de higiene, perfumarias etc. Ter o ambiente desorganizado faz com que o cliente se sinta confuso e não encontre o que necessita, o que o motiva a comprar em outra farmácia.
No ramo do comércio, a frase “a primeira impressão é a que fica” é lei. Isso torna o cuidado que os varejistas têm com a apresentação de seu comércio uma preocupação diária. Da fachada ao modo como a vitrine é organizada, tudo deve ser pensado com cuidado. 
A vitrine deve ser feita para destacar os principais aspectos dos produtos mais populares de uma loja. Ela funciona como um convite para que as pessoas queiram (ou não) conferir o que há dentro da loja.
Já a decoração interna deve estar em sintonia com o “espírito” da loja. Independentemente de a imagem remeter ao luxo ou à descontração, é possível criar ambientes capazes de tornar a visita de um consumidor muito mais agradável. Portanto, trabalhe para que tudo contribua para o aumento das vendas: da iluminação à cor das tintas.
Sem desculpas para uma Farmácia Desorganizada!
Nem sempre uma loja terá o produto procurado. No entanto, não é raro que as pessoas visitem uma loja procurando um produto X e voltem para casa com um produto Y.
Assim, ter à disposição produtos diversificados permite que boas alternativas possam ser oferecidas para os clientes. Dessa maneira, uma visita que, de início, seria perdida, transforma-se na venda de outros produtos!
A Desenvolva consultoria oferece tanto a consultoria deste caso como cursos online que poderão ajudar você e sua equipe a melhorar essa situação.
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Conheça o seu cliente e feche a venda

O cliente é a chave do processo.
Muitas empresas preferem supor e imaginar aquilo que se refere aos clientes ao invés de perguntar diretamente a ele. É preciso dar espaço para o cliente expressar as suas opiniões e manifestar as suas preferencias, e esse espaço pode ser construído a partir de simples perguntas. As perguntas podem ser desde as mais simples, como “como chegou até a nossa empresa?” ou “o que mais te chamou atenção em nossa farmácia? ” e isso pode levar a perguntas mais complexas, logicamente que necessitam ser dentro do mundo do assunto que estão conversando e que facilitará seu processo de vendas.
Um outro fator essencial nos dias tecnológicos que vivemos é ter uma base de dados atualizada de quem são os seus clientes. Muitas empresas, em algum momento da sua história, cadastraram os dados de seus clientes. Porém, com o passar dos meses e dos anos, esses dados não são atualizados, e se uma análise for feita, a conclusão pode ser deturpada por se basear em dados que possivelmente já sofreram alterações.  Por fim, acreditamos destacar a atenção aos padrões de comportamento de seu cliente.
Possivelmente os seus clientes possuem algo em comum: o desejo, a busca, a maneira de pensar, a prioridade numa negociação, produtos ou serviços complementares e alternativos que utilizam, enfim. É importante que sua farmácia descubra esses padrões e faça isso uma alavanca para as vendas. Ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado para não generalizar demais “todos os meus clientes gostam disso”. É como nossa mamãe já dizia, “você não é todo mundo” e nossos clientes também não são. É importante identificar que todos, sem exceção tem suas particularidades.
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Comportamentos que um vendedor não deve ter!

Comportamentos que um vendedor não deve ter! Seguem abaixo 05 tópicos que resolvemos destacar e que não convém a um vendedor:
1. A trinca “Tentar adivinhar – Não saber escutar – Falar Demais: Não existe uma situação tão chata quanto aquela em que o vendedor tenta adivinhar o que o cliente está pensando, antes mesmo do cliente se pronunciar. Se o vendedor não sabe o que o comprador verdadeiramente deseja, corre um sério risco de frustrar e quebrar a confiança na relação de compra e venda.  Saber escutar é a melhor técnica de vendas existente. É o cliente que deve passar quais são os motivos que o levaram a procurar pelo vendedor. Motive sempre seu cliente a falar. Na mesma perspectiva do “não saber ouvir”, outro erro mortal que o vendedor comete é falar demais. Repare que estes três primeiros erros normalmente andam juntos.

  1. O Vendedor com superego!: Estar motivado para seu trabalho é essencial, mas tudo vem de forma moderada. O vendedor que quer aparecer mais na venda do que o cliente, que fica falando de si, das próprias conquistas e esquece o principal: o que o cliente quer comprar? Esse é o típico vendedor que ao sairmos da loja pensamos “nossa que chato”. Lembrem-se sempre: o protagonista de uma venda é o cliente!
    3. Só vender aquilo que ele mesmo compraria: Você não é o seu cliente! Leve sempre contigo para não ser uma crença limitante em seu processo de venda. Os hábitos de consumo podem ser medidos de diversas formas, questões como demografia, geografia, comportamento, geração onde o cliente está incluído são fatores que fazem de seu desejo algo específico.
  2. Conhecimento técnico sobre o produto: É muito comum dentro do processo de venda o cliente querer apenas informações que potencializem o seu desejo, nesse caso tenha certeza de que ele procurará informações técnicas e detalhadas sobre sua compra. Não ter essas dúvidas sanadas é um dos grandes motivos para a não concretização da venda.
  3. Não tenha vergonha de ser um vendedor: Uma situação muito comum no mercado esta para o profissional que está como vendedor apenas por que foi uma oportunidade que o mercado lhe ofereceu. Não ser apaixonado pelo que faz e não estar preocupado com a construção de uma carreira no caminho das vendas faz do profissional alguém sem engajamento, sem envolvimento com o processo da venda. Lembre-se sempre que negócios são relacionamentos disfarçados e que a venda é consequência da criação de uma sintonia com o cliente na perspectiva do entendimento das motivações de compra e da satisfação desse comprador.

 
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Como fazer sua Farmácia ficar cheia?

Farmácia cheia é farmácia abastecida. O seu cliente gosta de ver que a sua loja possui uma variedade grande de produtos, e em bom volume. Nada de buracos. Muito mais do que uma questão estética e de beleza, seu cliente vai enxergar mais valor no seu produto.
O valor é a essência do sucesso, do pequeno varejista ao grande empresário. Valor é o que diferencia você dos seus concorrentes, é o que gera mais oportunidades de venda e menos pedidos de descontos.
Nós da Desenvolva acreditamos que a sua Farmácia tem um potencial de valor gigantesco. Sabemos disso porque atuamos a mais de 10 anos no ramo farmacêutico e já fizemos parte do crescimento de centenas de farmácias.
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FUJA DOS LADRÕES DO TEMPO

FUJA DOS LADRÕES DO TEMPO
Algumas modernidades que vieram para nos facilitar a vida, tornaram-se os maiores ladrões de tempo que temos atualmente, pois, o excesso de informações que nos transmitem, s tira-nos o foco das tarefas urgentes que temos que executar.
Fuja deles quando estiver realizando uma tarefa importante e urgente:

  • Celulares com conetividade;e excesso de informações (WhatsApp)
  • Redes Sociais ( Facebook/ Instagram)
  • E-mails
  • Reuniões sem proposito e falta de objetividade;

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Como se tornar um Gerente FeedBack

O Gerente Feedback / Comunicador possui o habito de conversar diariamente com sua equipe, demonstrando as forças e fraquezas que a loja possui, demonstrando o potencial da união, dos processos, do trabalho em equipe, fortalecendo e incentivando seus colaboradores a serem melhores e a darem seus melhores resultados diariamente. Não é refém da equipe, não possui medo dela e sabe que a comunicação com a equipe é o caminho para os resultados positivos.
COMO SE TORNAR ESTE GERENTE: Faça mini reuniões diárias de 10 minutos com cada equipe ( de cada turno) abordando no máximo, 2 assuntos ( podem ser sobre um problema do dia anterior, uma meta não alcançada, uma noticia boa, uma parabenização por algo bem feito…); Problemas individuais deve ser tratados individualmente com o colaborador envolvido.
Seguindo estas dicas, você com certeza vai melhorar sua comunicação e tornar a execução das tarefas importantes na rotina da sua loja muito mais dinâmicas. O tempo dentro da loja urge e precisa ser aproveitado de forma inteligente!
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