Gestão de estoque na farmácia

Colocamos aqui algumas orientações que nossos clientes da consultoria recebem quando o assunto é ESTOQUE.
ESTOQUE É DINHEIRO:
Estoque é dinheiro, e MUITO DINHEIRO em constante movimentação. Erros nos estoques causam perdas de venda, atrasos, clientes insatisfeitos, concorrência mais forte.
EQUIPE:
Conscientize a equipe da importância do estoque para a farmácia e cobrar atenção. Essa ação focará o estoque na empresa e em toda a reunião fale sobre esse assunto; Mostre a eles o desperdício e coloque metas.
Premie tua equipe quando ela alcançar as metas. Evite Punir sua equipe.
INDICADORES:
Crie índices de qualidade, desvio e indicadores para que sua empresa tenha mapeado os resultados do estoque. Só posso melhorar aquilo que consigo medir.
MANUAIS e REGRAS:
Crie manuais operacionais com os processos claros e definidos em como gerir o estoque. Mapeie constantemente os processos que prejudicam seu estoque e adote ações corretivas para esse fim.
SEGURANÇA:
Adote medidas de segurança (câmeras, conferencias cruzadas, informatização) Conferência por XML, Uso de Leitores. Uso da Tecnologia.
PROFISSIONAIS CAPACITADOS:
Bons profissionais de estoques são metódicos, rigorosos, detalhistas, confiáveis…  Estoque não é lugar para profissionais imaturos trabalhar. Coloque um PROFISSIONAL trabalhando aqui para gerenciar teu estoque. Ele é $.
CADASTRO:
Produtos com mais de um cadastro? Um item com cadastros diferentes? Isso aumenta o risco de erros em seus estoque.
Contagem de ESTOQUE:
Contagens gerais são trabalhosas e com muito risco. O ideal é realizar contagens aleatórias, diárias em processo contínuo. Toda a equipe se responsabilizando e a equipe do almoxarifado também.
DIVIDA AS PRATELEIRAS:
Divida as prateleiras entre os funcionários e responsabilize-os por aquele espaço. Gerenciamento dos vencidos, limpeza, controle de preços e etiquetas no caso das perfumaria.
LIBERE ESPAÇO:
produtos que não possuem saída, fora de estação fora de época. Faça promoções, aproveite que os consumidores valorizam essa ação.
ATUALIZE o SISTEMA:
Cálculos de demanda, média de consumo, estoque mínimo, de segurança. Todas essas informações existem no sistema e precisam ser utilizadas.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *