quem é o cliente da farmácia

Quem é o cliente da farmácia? Dicas para atender com excelência

Embora o cliente da farmácia seja comum a qualquer varejo, por se tratar do mesmo indivíduo, seus anseios são diferentes. Sobretudo porque ele busca mais que produtos ou serviços, mas também confiança, apoio, saúde e cura.

Assim, a farmácia não existe apenas para repassar medicamentos aos clientes. Por sua vez, o cliente não é nada além de um ser humano que precisa de um serviço e/ou um produto que a farmácia dispõe, e está disposto a pagar por isso.

Portanto, balconistas e atendentes que entendem essa diferença acabam se diferenciando e conseguindo mais clientes. Afinal, nesse cenário, o foco não é o produto, pois se isso acontecer a satisfação do cliente não será grande e o relacionamento com ele não será duradouro. Pelo contrário, o foco deve ser o cliente e suas necessidades. Só assim haverá a satisfação real e a fidelidade acontecerá.

 

O que o cliente da Farmácia busca?

Em primeiro lugar, o cliente busca a resolução das coisas. Por isso, ele quer encontrar apoio e auxílio em sua compra. Para isso, a segurança tanto no produto como no atendente é fundamental.

De acordo com uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor em farmácias e Drogarias, realizado através do POPAI Brasil – The Global Association for Marketing at Retail, os clientes buscam o prazer na compra e a interação com o Ponto de Venda (PDV). Isto é, eles não compram apenas pelo produto, mas por uma série de fatores. Por exemplo:

  • Atendimento, Conveniência,
  • Layout e exposição de produtos,
  • Preço e Desconto,
  • Localização da Loja,
  • Segurança.

 

Os diferentes perfis do cliente da farmácia

 Para um atendimento de qualidade na farmácia, é imprescindível que a equipe conheça os diversos “perfis” de clientes. Dessa forma, será possível identificar rapidamente e saber como lidar com ele da maneira mais adequada.

 

cliente da farmácia preocupado com preço

 

Cliente preocupado com preço

Sem dúvida, esse cliente dará indícios logo no início da conversa que o valor é fator determinante para a compra. Assim, abrir um parêntese para explicar as diversas formas de pagamento e possíveis parcelamentos vai deixá-lo mais calmo para ouvir as orientações do produto ou serviço que ele busca.

No entanto, a explicação deve ser bem clara e objetiva. Além disso, em hipótese alguma o cliente deve confundir as opções de pagamento e crédito como algo sendo direcionado pelas possíveis condições financeiras dele. Pelo contrário, deve entender que são facilidades ofertadas pela empresa para todos os clientes. Então, fique atento, pois é bem comum que o cliente se ofenda caso não explique corretamente.

 

Cliente apressado

Geralmente é desconfiado e precisa ser tratado com cortesia e rapidez. Aqui, as orientações devem ser bem claras e seguras.

 

Cliente tímido

Em geral esse tipo de cliente fica andando pela loja até ser abordado. Logo, é necessário que o funcionário vá até ele o quanto antes. Outro detalhe importante é que esse cliente geralmente possui um tom de voz muito baixo e é bastante discreto. Portanto, o profissional farmacêutico também precisa agir com discrição e ser atencioso, mas nunca invasivo.

 

Cliente agressivo

A saber, esse cliente gosta de exclusividade. Além disso, é comum que discuta por qualquer coisa. Por isso, ser paciente e colocar a equipe à disposição dele geralmente quebra a barreira da agressividade. Assim, a melhor forma de atendê-lo é evitar interrompê-lo e não dar a entender que ele esteja nervoso.

 

Cliente detalhista

Normalmente esse cliente não tem pressa e precisa de detalhes sobre o produto ou serviço. Portanto, para esse tipo de cliente é preciso que o funcionário seja objetivo, seguro, atencioso e claro nas explicações.  

 

Cliente bem-humorado

De fato, esse cliente é bem comum. Geralmente constrange o atendente, com piadas muitas vezes de duplo sentido. Então, é importante que o funcionário não dê importância às piadinhas, mas ao mesmo tempo não aja com arrogância e falta de paciência.

 

cliente sabe tudo na farmácia

 

Cliente sabe-tudo 

Em geral, esse cliente entra na loja após algumas consultas na internet. Consequentemente, exige explicações bastante seguras do profissional que se dispuser a atendê-lo. Então, prepare-se: a chance desse cliente questionar, ainda que sem muitos critérios, é grande.

 

Passo a passo para atender o cliente da farmácia com excelência

 

1. Abordagem do cliente da farmácia

A abordagem é o primeiro contato entre o profissional farmacêutico e o cliente. Portanto o funcionário deve passar de imediato: simpatia, atenção e estabelecer uma relação de confiança, sem ser invasivo. Além disso, outros cuidados devem ser tomados, como: 

 

– Facilidade na identificação

Primeiramente, o cliente precisa identificar facilmente quem o está abordando. Ou seja, saber de cara se é o farmacêutico, balconista, atendente, gerente ou outro funcionário.

Caso contrário, se ele começa a falar, e só depois que descrever todos os sintomas for direcionado para o farmacêutico para orientá-lo, provavelmente ficará muito bravo. Afinal, “perdeu tempo” e terá de repetir toda a história. 

Aqui, condutas muito simples impedem esse tipo de situação. Por exemplo, o uso de crachá contendo função e nome de cada funcionário. Outra solução é ter uniformes diferentes para tipo de funcionário.

 

– A abordagem deve ser espontânea

Caso a empresa tenha uma frase padrão para recepcionar o cliente, ela precisa ser dita de forma muito natural. Isto é, sem parecer “mecanizado”.

 

– Atenção ao que o cliente está dizendo

Antes de mais nada, independente da função, o funcionário precisa saber ser um ouvinte atento. Quanto mais o cliente puder expor o que precisa, melhor será o entendimento para direciona-lo ao produto ou serviço corretamente. 

 

atenção a cliente da farmácia

 

2. Diagnóstico das necessidades do cliente da farmácia

Aqui a ideia não é, em hipótese alguma, fazer um diagnóstico de uma possível patologia do cliente. Mas sim a detecção das necessidades dele. 

Com certeza, se a abordagem for bem-feita, ficará fácil entender o que o cliente precisa. Ainda mais quando ele busca por alguma orientação e não apenas um produto específico. 

Assim, na fase de “diagnóstico”, o farmacêutico precisa identificar: 

 

– Perceber problemas específicos

Com efeito, é importante perceber quando o cliente menciona experiências negativas ou rejeições clínicas por determinados produtos. Afinal, isso é de extrema importância para que o funcionário não sugira produtos similares.

 

– Conhecer bem os produtos ou serviços

Sem dúvida, vem a importância de conhecer todo o mix de serviços e produtos da loja. Bem como as categorias e subcategorias disponíveis.

 

– Respeitar a preferência por Marcas

Além disso, é importante perguntar para o cliente se ele tem preferência por alguma marca. Assim, quando o funcionário for, finalmente, sugerir os produtos, já terá feito uma triagem das marcas prediletas do cliente. 

Sobretudo esse tipo de identificação é muito importante nas categorias de higiene e beleza.

 

– Reformular Pedidos

Quando o cliente terminar de dizer o que precisa, é de bom tom que o funcionário reformule o que foi dito. Dessa forma não haverá dúvidas sobre as reais necessidades do cliente, resumindo o contexto da conversa. 

 

prepare a equipe para atender o cliente na farmácia

 

Sua equipe conhece esses tipos de clientes da farmácia?

O atendimento aos clientes na farmácia é sem dúvida muito desafiador. No entanto, atender com excelência pode se tornar um grande diferencial competitivo do seu negócio. 

Portanto, converse com a sua equipe sobre os diferentes tipos de clientes! Com certeza essa informações vão prepará-los para atender melhor os diferentes perfis da forma mais adequada para gerar clientes satisfeitos e fiéis.

Aliás, o atendimento a clientes da farmácia é um dos temas mais procurados na UniDES – Universidade Desenvolva. Na plataforma, a maior biblioteca de conteúdos para farmácias, você encontra diversos cursos e vídeos sobre o assunto. Clique aqui para conhecer a UniDES e ter acesso a dezenas de conteúdos e materiais sobre atendimento na farmácia!

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