Como se resolve problemas?

Problemas X Soluções

O primeiro ponto a ser esclarecido é que: só é considerado problema aquilo que não temos as competências necessárias para fazer. Se tivéssemos essas competências, conseguiríamos com mais facilidade navegar por esses mares e até mesmo desfrutar dessa situação chamada problema.

Baseado nisso, é importante aumentarmos nosso nível de percepção e obtermos ao máximo conhecimento para que diante de situações inesperadas, saibamos quais são as possíveis soluções e assim escolheremos o melhor caminho para executar aquilo que está nos impedindo de alcançar o objetivo final.

É certo que não conseguimos prever todas as situações, mas podemos, no mínimo, construir um mapa mental que gere padrões de pensamento e comportamento que ajudam a minimizar esses pontos “negativos”.

Quando temos um “problema”, precisamos encontrar rapidamente uma “solução”. Isso seria simples se não fosse pelo fato de nossa mente nos bloquear diante daquilo que consideramos problema. Nossa falta de habilidade para lidar com determinada situação pode levar nossos estados emocionais a um simples incômodo, como em casos supostamente mais complexos uma paralisia completa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *