Escolha dos mobiliários de farmácia

Os mobiliários de uma farmácia são o detalhe fino….o requinte que se confere à farmácia e aos produtos que neles serão expostos; por isso, tamanha a responsabilidade na escolha dos mesmos;
Existem hoje no mercado, diversos tipos de mobiliários e para diversos públicos, porém, na hora da escolha, compra e montagem, alguns erros podem acontecer:

  1. Não planejamento do espaço físico e consequentemente a compra de mobiliários inadequados;
  2. Mobiliários que não atingem o perfil de cliente daquela farmácia;
  3. Mobiliários que não comportam a alocação das categorias mais importantes dentro da farmácia
  4. Mobiliários engessados, que não permitem que você aloque os produtos da forma correta;
  5. Mobiliários que não seguem uma sequência lógica na layoutização

Sendo assim, separamos algumas dicas neste artigo, para que você faça a melhor escolha de mobiliários, segundo o espaço físico disponível para isso:

  1. Jamais compre mobiliários que não sejam “flexíveis”, ou seja, que não permita que você tenha a maleabilidade de ajustar altura de bandejas  (caso sejam necessárias) nas gôndolas, braços para gancheiras que se encaixem em qualquer mobiliário que você tenha na farmácia, afinal, os produtos e suas embalagens estão constantemente mudando formato, altura, largura e temos que ter essa flexibilidade nos nossos mobiliários para se adequar a estas mudanças;
  2. Escolha gôndolas que possuam preferencialmente 2 módulos – isso favorece que você aloque os grupos de categorias de forma mais correta;
  3. Procure colocar cestas promocionais na área de vendas da sua loja – indiferente do perfil de cliente – este tipo de mobiliário se faz necessário quando montamos farmácias do tipo max ou popular;
  4. Invista na colocação de “gôndolas de paredes personalizadas” para alocar maquiagens, dermos, esmaltes, mips coloridos, fraldas, leites – você conseguirá uma setorização plena quando opta por este tipo de mobiliário;
  5. Atente-se as cores usadas nos mobiliários da sua farmácia: cores vermelhas e amarelas são usadas em lojas de padrão popular, com intuito de ressaltar baixo preço/promoções; já tons de preto/pink são indicados para mobiliários como maquiagens, esmaltes e fitness; cores em tons pastéis são indicadas para lojas perfil conceito (lojas de shopping/ aeroportos);
  6. Filas inteligentes são uma boa pedida para demonstrar que sua loja possui produtos em promoções, packs promocionais e produtos de compra por impulso;
  7. Iluminação no mobiliário: é ideal em módulos de vitrines e para ressaltar a comunicação visual de cada categoria, como por exemplo: dermocosméticos, perfumes, importados, testeiras, pontas de gôndolas, etc;

Conheça alguns dos nossos cases de sucesso aqui
Sua farmácia está feia, desorganizada e não está vendendo o quando você gostaria? Conheça mais sobre o nosso Curso de Layout de Farmácias e transforme a sua farmácia em uma campeã de vendas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *