Estratégias de vendas: como vender “tudo o que temos” na farmácia?
É comum escutarmos na gestão de farmácias situações do tipo: “comprei esse produto e não está tendo saída”, “esse produto está parado no meu estoque há 6 meses”, entre outras…
São situações bastante comuns e que costumam tirar a paz de quem gere o negócio. Separamos neste post 4 estratégias que farão você resolver esses desafios:
- MIX DE PRODUTOS:
Desenvolva uma variedade e um sortimento de produtos para atingir os objetivos do negócio e que satisfaça mais adequadamente as necessidades dos clientes; - PREÇOS:
Defina os preços para o consumidor de cada categoria de acordo com o conceito de produto destino e não-destino; Pesquise sobre o valor praticado nessa categoria e produto nos demais estabelecimentos e concorrentes; - PROMOÇÃO:
Qual cliente não se encanta com a palavra “PROMOÇÃO”? Defina todas as ações mercadológicas para cada categoria de produtos e leve em consideração sempre, a sazonalidade deste produto, necessidade de compra do cliente e em qual tipo de urgência na compra ele se encaixa; - APRESENTAÇÃO NAS GÔNDOLAS:
É importantíssimo definir como cada uma das categorias será apresentada aos clientes: sua localização, seu layout, espaço e o nível de serviço. Lembrem-se: o cliente primeiro “compra com os olhos”;
Se o GESTOR conseguir definir claramente os papéis das diversas categorias de produtos que fazem parte da composição do mix da loja, as táticas mais adequadas para alavancar as vendas, acompanhar o desempenho de cada uma delas, fazer as correções e os ajustes necessários, ele estará a um passo de transformar sua loja numa máquina de vendas e de geração de lucros.
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