Fatores de sucesso para um atendimento a cliente na farmácia

Algumas coisas que são fundamentais para que o atendimento ao cliente seja realizado com sucesso.

  1. Conhecer a empresa: é incrível, mas muitas pessoas atendem clientes sem conhecer a empresa que os emprega. Conhecer a empresa é fundamental para que você possa dar um atendimento de qualidade, caso contrário, você pode errar por fazer muito ou fazer pouco pelo cliente. Missão, valores, normas, manuais e a política interna devem ser do conhecimento de todos os colaboradores se quisermos uma empresa com um atendimento excelente.
  2. Conhecer o produto e/ou serviço: nada é pior do que ser atendido por uma pessoa que não conhece o produto ou serviço com que trabalha. Pessoas assim passam insegurança e falta de profissionalismo para o cliente. Conhecer o produto e/ou serviço é fundamento para que você possa atender o cliente com excelência.
  3. Interesse pelo cliente: Em muitos atendimentos o cliente deseja falar, ser ouvido, ou simplesmente notado no ambiente, e o que ocorre é completamente o contrário. Balconistas que interrompem os clientes enquanto estão falando, telefonistas que transferem a ligação sem que o cliente termine de explicar sua necessidade e técnicos que ignoram a presença do cliente são mais comuns do que imaginamos, e estes também são fatores que podem levar o atendimento ao fracasso. Ouvir o cliente, ter atenção nele, notá-lo e interagir com ele são fundamentos e não podem ser ignorados se queremos ser reconhecidos pela qualidade de nosso atendimento.
  4. Capacidade de resolver problemas: Muitos atendimentos se dão em situação de “stress” que são clientes com queixas variadas que desafiam nossa capacidade de solucionar problemas. Abraçar seus clientes e resolver os problemas deles traz reconhecimento no mercado, e o posiciona a empresa como uma instituição realmente preocupada com o cliente.
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