EVITANDO PERDAS NA LOJA

Você já entrou em pânico quando viu a quantidade de produtos perdidos por validade e avarias mensalmente na sua farmácia? Bateu aquela lembrança de como uma ação mais intensa e focada na venda desses produtos poderia ter resultado em uma realidade diferente?
Pensando nisso, separamos neste post, algumas dicas para que você consiga diminuir CONSIDERAVELMENTE as perdas na sua loja:
1) Mensalmente, dívida as seções para cada colaborador e peça que os mesmos ANOTEM as validades dos próximos 6 meses;
2) Os produtos com vencimentos próximos em até 3 meses devem ser separados e identificados ( com bolinhas coloridas, etiquetas). Você pode então, proceder de 2 formas:
– Colocar o produto a vencer, de forma identificada, sobre os demais produtos iguais na mesma seção, promovendo a venda mais rapidamente;
Vantagens: Os colaboradores visualizam com maior precisão;
Desvantagem: Se não for um produto conhecido, corre-se o risco do colaborador não visitar a seção do referido medicamento;
– Criar uma seção com todos os medicamentos que possuem validade próxima;
Vantagens: O colaborador sabe onde encontrar e sugerir uma troca/ indicação;
Desvantagens: Se o colaborador não tiver o conhecimento técnico suficiente( nomes das diversas marcas, substituições), esta seção pode cair no esquecimento e produtos continuarem a serem perdidos;
3) Produtos de PERFUMARIA: Para produtos desta categoria, o ideal é criar um local de OFERTAS (cestões, pontas de gondola, prateleiras próximas ao caixa) , se possível, com preços promocionais de fato, ou faixas de descontos (10%, 15%, 20%….de desconto, de acordo com o mês a vencer…quanto mais próximo o mês do vencimento, maior o desconto a ser oferecido) que podem conter um cartaz com as palavras mágicas: OFERTA, APROVEITE, IMPERDÍVEL, PROMOÇÃO….Use a criatividade!!!
4) Alguns laboratórios fornecem a TROCA das mercadorias que vencem. ATENTE-SE aos fabricantes que fornecem este serviço e as datas máximas os quais realizam as trocas .
5) Ajuste sempre que possível, o ESTOQUE MINIMO das mercadorias da sua farmácia, sempre baseando-se na DEMANDA de cada produto. Isso facilita que a compra seja feita de forma adequada e minimiza grandes ESTOQUES desnecessários de mercadorias;
6) ENSINE sua equipe a conhecer os produtos que possuem validade mais próxima, para que os mesmos sintam-se SEGUROS para ofertá-los aos clientes;
7) Acompanhe o controle de validade dos produtos MENSALMENTE. Isso evita possíveis surpresas desagradáveis;
8) Faça AÇÕES DE VENDAS com os produtos em excesso e que possuem validade insuficiente em relação a sua demanda/ saída…….Coloque uma meta, converse com sua equipe e foque na diminuição do estoque deste produto que não está apresentando giro ( observação: APENAS para produtos como VITAMINAS, ALIMENTOS, HPC e MIP´S);
SIGA NOSSAS DICAS……PERMITA-SE OBTER RESULTADOS DIFERENTES!!!

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