Uso das cores na farmácia

Atualmente, o estudo das cores ideais a serem aplicadas em cada ambiente é um assunto que vem se popularizando e se fazendo útil em diversas áreas de comércios varejistas.

Por muito tempo, apenas comércios alimentícios, os famosos “fast foods” procuraram aplicar o conceito das cores em seus estabelecimentos, com o intuito de despertar “fome” e “desejo” pelos produtos ofertados.

As farmácias então viram neste assunto uma oportunidade importantíssima de atrair mais clientes e proporcionar uma diferente experiência de compra a estes, pensando nisso, separamos neste artigo algumas dicas de cores que podem e devem ser exploradas na nossa farmácia:

  1. Cores vermelhas/ amarelas: deverão ser utilizadas em ambientes onde você deseja indicar que há ofertas e preços baixos. Geralmente são cores usadas em farmácias de padrão popular, onde o público alvo são as pessoas de baixa renda. Elas também podem ser usadas na comunicação visual da sua farmácia, especificamente em cartazes de produtos em ofertas;
  2. Cores escuras (preto/ marrom): deverão ser utilizadas quando você deseja causar requinte ao ambiente pois confere valor à categorias como: dermocosméticos, maquiagens, esmaltes, espaço fitness e espaço masculino;
  3. Cores “tons bebês”: deverão ser utilizadas em ambientes infantis da farmácia. Ficam maravilhosas nos mobiliários de parede, onde cada cor representa uma categoria infantil que você deseja expor;
  4. Cores tons pastéis: deverão ser utilizadas preferencialmente em lojas padrão conceito ( lojas de shoppings e aeroportos são exemplos deste perfil de loja); são cores que reproduzem requinte e harmonia ao ambiente, mas que não remetem a preço baixo e promoções, caso seja essa sua intenção;
  5. Azul e verde: promovem a sensação de paz e saúde ( o que tem tudo a ver com a mensagem primária que a farmácia deve transmitir); são muito bem usadas em fachadas, na parte interna (área de vendas) da farmácia e podem ser usadas para sinalizar a seção da categoria de contusões, leites, naturais, ortopédicos, entre outras;
  6. Pink e lilás: podem ser usadas em contraste com o preto nos mobiliários para esmaltes, maquiagens e, separadamente, em tons mais claros, podem sinalizar categorias como: fitness, infantil, polivitamínicos, geriátricos, entre outras;
  7. Laranja: cor muito utilizada para sinalizar as categorias que demonstrem bem estar e cuidado com a saúde; exemplo: vitaminas, boa forma, naturais, entre outras.
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