A importância do treinamento para sua empresa.

A importância do Treinamento: O Crescimento da Empresa
A educação corporativa, também chamada de treinamento é a chave para a porta de crescimento que muitas empresas estão buscando no varejo. Observe que são as pessoas que causam o grande diferencial para qualquer empresa que cresce nos lucros, no tamanho e na excelente percepção do cliente.
São pessoas que compram que vendem que conversam que sorriem e que entendem o cliente. São pessoas que se relacionam com outras para trazer o lucro para esta ou para aquela empresa. Nesta linha de raciocínio, capacitar a equipe para servir o cliente resulta em aumento de lucros.
“Já desenvolvi na minha empresa alguns treinamentos e nada muda”. Sabemos que muitos dos que não enxergam a capacitação de pessoas como um método de diferenciação para o Ponto de Venda utiliza destes comentários para provar sua crença. Algumas destas observações são utilizadas para justificar a não crença da importância dos treinamentos para a empresa. No passado, não treinar era inteiramente compreendido, pois o foco não estava no cliente, mas no produto (quando qualidade era o diferencial, não existindo commodities) ou o foco era financeiro (inflação). Nesta época não muito longe, a concorrência não exercia pressão e as diferenças para o cliente eram mínimas.
Hoje, o foco está nas pessoas e o treinamento serve para que estes despertem o seu melhor e mobilize para trazer o desenvolvimento da empresa.
Cada investimento realizado no Capital Humano da empresa, e o treinamento é um deles, acrescenta valorização para o funcionário e o mesmo responde com paixão pelo que ele faz. Isso é o que um crescente número de pesquisas tem apontado, ou seja, uma cultura organizacional que inspira paixão resulta em um melhor serviço ao cliente, mais lucro e maior valor para os sócios. O Instituto Gallup realizou uma pesquisa no ano de 2006 no Brasil que apontou que a parcela de profissionais “engajados” é representada por aqueles que trabalham com paixão e têm sentimento de conexão com a empresa. São produtivos, leais, impulsionam a inovação e movem a organização através de críticas construtivas e níveis consistentes de alto desempenho.
A conclusão é que as mudanças estão ocorrendo e existe a necessidade de criar uma política de Gestão Humana dentro das empresas pequenas e médias. Isso não é para as grandes apenas, pois as grandes empresas já fizeram o mesmo para crescerem e continuam fazendo para crescer ainda mais.

A Desenvolva separou 10 tópicos explicativos sobre nossa sugestão de treinamento, como funciona e resultados comprovados de sucesso!
1. Fatores de Sucesso para sua Farmácia
Foco: Este Treinamento já foi reproduzido mais de 15 vezes. Fruto do trabalho e experiência de nossos consultores, esta palestra tem como objetivo apresentar a os participantes 4 fatores de sucesso que diferenciam a mesma dos demais concorrentes, preparando e posicionando para obter sucesso: Gestão Financeira, Gestão de MKT, Gestão de Pessoas e Gestão da Informação.
Objetivo: Apontar para a empresa de uma forma simples quais são os aspectos importantes que toda a empresa preparada para o sucesso precisa possuir. Seu objetivo vem atender principalmente as farmácias de pequeno e médio porte que necessitam se atualizar para vencer a concorrência.
Principais Tópicos:

  • Cenário do varejo farmacêutico atual;
  • Principais mudanças ocorridas
  • Gestão Financeira e sua importância
  • Características das empresas que vencem
  • Como Fazer uma gestão de MKT
  • O que é MKT e como implantar para alavancar Resultados
  • Passos para possuir uma equipe de resultados para minha farmácia;

Resultados comprovados que foram alcançados

  • Sensibilização e tomada de consciência quanto à importância do resolver as questões
  • Conhecimento para tomada de decisão quanto às necessidades do cliente
  • Sensibilização quanto à enorme concorrência
  • Idéias para serem aplicadas
  • Impacto e motivação quanto à atitude em solucionar e preparar a empresa para o sucesso

2. Marketing de Relacionamento – Estratégias para fugir do desconto
Foco da Palestra: O cliente de uma farmácia é um cliente que precisa mais do que produtos (medicamentos) e serviços. Esta palestra vem apresentar os principais diferenciais para que uma empresa vença.
Objetivo: Levar a empresa a entender e a compreender o valor de ferramentas de MKT de relacionamento na para conquistar, manter e fidelizar clientes. Dará suporte para que as empresas cresçam de uma forma sustentável, fugindo de práticas concorrenciais firmadas apenas em preço e desconto.
Principais Tópicos:

  • A importância do MKT de relacionamento
  • Gestão em Vendas/Atendimento
  • Como faço para vender o mesmo produto e cobrar mais caro por ele
  • Estratégias utilizadas por farmácias para crescimento
  • Atendimento a cliente como ferramenta estratégica
  • Como fugir da guerra de preço

Resultados comprovados que foram alcançados

  • Gerar nos participantes o conhecimento e a aplicabilidade de conceitos simples, mas que fazem a diferença
  • Conhecer para aplicar ferramentas de MKT para aplicar em sua farmácia
  • Entender o papel das pessoas na fidelização de cliente

3. Como formar, treinar e Liderar Equipe de Resultados na Farmácia
Foco: Esta palestra é direcionada para proprietários, gerentes e líderes da Farmácia que acreditam que o sucesso de uma empresa está nas pessoas. Através de técnicas e experiências de recrutadores, Líderes de empresas do varejo, os participantes poderão aplicar o que existe de melhor para se ter o melhor em resultado.
Objetivo: Capacitar os participantes em Contratação de profissionais, Treinamento e Desenvolvimento de equipes e Liderança.
Principais Tópicos:

  • Como Formar
  • Como contratar
  • Dicas de entrevistas
  • Como encontrar excelentes profissionais
  • Definindo o perfil dos funcionários
  • O profissional certo para a empresa certa

Como Treinar

  • A importância das reuniões
  • Treinamento sem custo na empresa
  • Resolvendo o problema de quem não quer treinar
  • Porque devo investir em Capacitação de pessoas

Como Liderar

  • Como motivar meus funcionários sem usar aumento de salário
  • O que é motivação
  • Como fazer para que a motivação permaneça
  • Como proteger sua equipe
  • Evitando perigos dentro da equipe
  • Segredos da Liderança

Resultados comprovados que foram alcançados

  • Transformar um grupo de pessoas em Equipe de resultado;

4. Como possuir um excelente Atendimento a clientes na Farmácia
Foco: Este treinamento é direcionado para todos da equipe de uma farmácia. Ela tem como diferencial sua linguagem simples e aplicada a farmácia. Os treinadores possuem experiência de balcão e com um formato motivador, proporciona aos participantes não só a importância do atendimento a cliente, mas também convence da responsabilidade individual na excelência deste atendimento.
Objetivo: Apresentar não só a importância do atendimento a clientes na Farmácia, mas formas de causar uma boa impressão ao cliente. Ensina os participantes a pensarem e não apenas copiarem os modelos já existentes.
Principais Tópicos:

  • Principais mudanças na Farmácia
  • Porque a farmácia precisa do atendimento?
  • Como convencer a todos desta importância?
  • Porque ainda não atendemos nosso cliente de uma forma excelente?
  • Quebra de paradigmas em Atendimento
  • Quanto um custa um cliente mal atendido?
  • Quanto custa um cliente bem atendido?
  • Fatores que influenciam no atendimento
  • Momentos da Verdade
  • Tipos de clientes e como tratá-los na Farmácia

Resultados comprovados que foram alcançados

  • Sensibilização e tomada de consciência quanto à importância do cliente
  • Comprometimento de todos quanto a excelência do atendimento
  • Conhecimento para tomada de decisão quanto às necessidades do cliente
  • Sensibilização quanto à enorme concorrência
  • Idéias para serem aplicadas
  • Impacto e motivação quanto à atitude em solucionar e preparar a empresa para o sucesso

5. Comunicação e Vendas na Farmácia
Foco: Este Treinamento faz parte do programa de competências essenciais do Profissional do Futuro. Entender de comunicação é realizar vendas com fidelidade, é entender a necessidade do cliente e customizar o atendimento. Vivemos em um mundo que o cliente mais compra do que alguém vende.
Objetivo: Capacitar a todos na farmácia, principalmente os atendentes a respeito das técnicas de Comunicação Eficaz dentro da Farmácia. Aumentar as vendas, fidelizar o cliente, passar uma percepção ideal ao cliente são alguns dos objetivos
Principais Tópicos:

  • Comunicação
  • O que fazer e o que não fazer na farmácia
  • Como posso aumentar meu MKT pessoal
  • O que o cliente gosta e o que não gosta
  • Linguagem Verbal e não Verbal
  • Entendendo a importância do atendimento a Cliente e da comunicação;

Resultados comprovados que foram alcançados

  • Senso de importância a todos os detalhes do atendimento dentro da loja
  • O participante fica vigilante quanto à comunicação não verbal que produz;
  • O Resultado é uma equipe consciente de sua importância dentro da loja;

6. As Competências essenciais do Profissional que permanece no mercado
Foco: Este treinamento é ideal para a equipe de funcionários de uma farmácia. Ela traz um norteador para aqueles que querem crescer na profissão. Para funcionários, identifica seu papel dentro da equipe
Objetivo: Auxilia na resolução de problemas e exemplifica as principais características que o profissional de sucesso deve possuir
Principais Tópicos:

  • Conhecimento
  • Habilidade para aprender
  • Habilidade para Tecnologia
  • Auto-estima
  • Autoconfiança
  • Trabalho em equipe
  • Comunicação
  • Pensamento Sistêmico
  • Solução Criativa de Problemas

Resultados comprovados que foram alcançados

  • O participante entende e conhece as principais características de profissionais que tem se destacado no mercado

7. Técnicas de Vendas na Farmácia – Realizando Vendas agregadas
Foco: Aumentar a lucratividade na farmácia é uma grande necessidade. Para isso, necessitamos a partir do entendimento de nosso cliente, seus anseios e necessidades contribuir para que seja auxiliado e com isso possa comprar.
Objetivo: Aumentar as vendas agregadas dentro da farmácia
Principais Tópicos:

  • O que todo vendedor de Sucesso Possuir
  • CHA – Conhecimento/Habilidade e Atitude de todo profissional de Vendas
  • Principais Mitos em Vendas
  • 7 Passos da Venda
  • Como lidar com as principais objeções
  • Praticando a Venda consultiva

Resultados comprovados que foram alcançados

  • Apresentar conceitos e técnicas de Vendas. Com isso, os resultados são uma maior motivação dos funcionários e um aumento das vendas.

8. Liderar equipes de Desempenho na Farmácia
Foco: Liderar e Gerenciar são de suma importância para o crescimento de uma farmácia. Para isso faz-se necessário o Treinamento para esta função tão importante.
Objetivo: Capacitar os Líderes em sua responsabilidade. Apresentar e discutir os principais conceitos de Liderança e Gerenciamento e aplicá-los a uma farmácia
Principais Tópicos:

  • A missão do Líder
  • Liderança pode ser desenvolvida
  • Desenvolvendo pessoas
  • Como avaliar o desempenho da equipe e dos profissionais
  • Diferença de Líder e Gerente
  • Conquistando mais como Líder
  • Liderança de Pessoas + Gestão de Negócios;
  • Como Tratar os funcionários
  • O Papel do funcionário no varejo
  • Contratação no Varejo
  • Excelência em Comunicação para Liderança
  • Competências do Líder e do Gerente
  • Definindo os cargos
  • Passos para aumentar os resultados por meio da Liderança
  • Mitos sobre os gerentes e Liderança

Resultados comprovados que foram alcançados

  • A equipe tem o mesmo perfil do Líder. Se o líder cresce a equipe cresce. O Resultado após esta palestra é uma equipe mais comprometida, que sabe que existe alguém para desenvolvê-la. Após a aplicação da palestra, a farmácia ganha mais resultado, o clima entre as pessoas é melhor, o Grupo fica mais alinhado.

9. Trabalhando em equipes na Farmácia
Foco: Ninguém faz nada sozinho. Precisamos sempre de pessoas que nos completem e auxiliem. Poder entender e gerar entendimento com as pessoas e o mundo à nossa volta, bem como reconhecer o valor de cada um, torna-se fundamental para nossas realizações.
Objetivos: Desenvolver equipes de alta performance dentro das farmácias – este é o objetivo.
Principais tópicos:

  • Desenvolver conceitos de união e responsabilidades;
  • Teoria e prática do pensamento sistêmico;
  • Como compreender melhor a si mesmo e aos outros.
  • O cliente e a equipe
  • Porque trabalhar em equipe
  • Papel do farmacêutico/atendente/ entregador/ caixa/comprador/ Perfumista dentro da farmácia
  • Dificuldades de se trabalhar em equipe
  • Os principais problemas e como resolvê-los
  • Inteligência emocional
  • As competências essenciais para se ter sucesso

Metodologia: O evento será conduzido com respaldo no modelo andragógico, em que o processo de aprendizagem estará centrado na exploração do repertório de experiências de todos os participantes. O próprio grupo construirá o conteúdo a partir de sessões de brainstorming, dinâmicas, trocas de experiências profissionais e debates. Os integrantes da equipe terão a oportunidade de vivenciar  situações-problema, estudo de casos, etc., que se aproximem daqueles tratados no dia  a dia de trabalho. O uso de dinâmicas de grupo também estará presentes na condução do aprendizado.
10. Farmacologia e Vendas
Foco: Dentro de uma farmácia, os conhecimentos técnicos têm sido diferenciais na orientação e nas vendas consultivas. Quem vende mais é porque conhece mais do produto, do cliente e de seu tratamento
Objetivos: Consolidar a convicção do caráter social e humano da profissão, através de ações relacionadas com o paciente e dirigidas à sua saúde, garantindo a eficácia, segurança e o uso racional dos medicamentos.

Principais tópicos:

  • Entendendo a criação de um medicamento: desde o desenvolvimento à comercialização;
  • Sistema de Farmacovigilância no Brasil e o papel da farmácia;
  • Cálculos usuais, formas farmacêuticas e vias de administração de medicamentos;
  • Etapas do medicamento no organismo: da administração ao efeito;
  • Legislação: Genéricos, Psicotrópicos e RDCs importantes para uma farmácia;
  • A Atenção Farmacêutica como prática de fidelização de clientes.
  • Principais Formas Farmacêuticas e Vias de Administração

Resultados comprovados que foram alcançados

  • Quem vende mais é porque conhece mais do produto, do cliente e de seu tratamento.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *