Dicas práticas para o gerenciamento da farmácia
Sem dúvida, um dos pilares mais importantes da gestão farmacêutica é o gerenciamento da farmácia. Inclusive, esse gerenciamento pode ser realizado pelo profissional farmacêutico (gerente farmacêutico). Ou ainda, por outra pessoa escolhida criteriosamente para exercer esta função. Ou seja, que possua o perfil adequado para isso. Muitas vezes, o proprietário da farmácia é que fica responsável por essa missão.
Seja como for, o importante é que a pessoa escolhida tenha um perfil de liderança. Além disso, que incorpore na rotina atitudes imprescindíveis para ter sucesso no gerenciamento da loja.
Aqui na Desenvolva Consultoria, temos diversos treinamentos e materiais voltados a esses profissionais. Afinal, estamos há mais de 13 anos prestando consultoria para farmácias em todo o País. Então, foi com base nessa expertise que separamos neste post algumas dicas infalíveis para o gerenciamento da farmácia. Com certeza, elas vão contribuir muito para que você se torne o melhor gerente de lojas que puder ser!
Antes de mais nada: você tem atitude gerencial?
Depois de anos oferecendo consultoria para diversas empresas do mercado, é natural termos nos deparado com muitos gerentes. Porém, muitas vezes, tratam-se apenas de pessoas em cargos gerenciais. No entanto, sem atitude gerencial.
Mas, isso é possível? Infelizmente, sim. Hoje, até conseguimos listar algumas causas para isso. Por exemplo:
- medo,
- falta de informação,
- preguiça,
- desmotivação,
- falta de preparo,
- falta de clareza,
- dentre outras coisas.
Entretanto, a causa mais preocupante é a falta de vontade. Quando há falta de atitude de sair da zona de conforto e agir… aí temos um problema. Afinal, um gerente eficaz não é aquele que sabe tudo. Mas, aquele que tem a coragem de agir diante das situações que surgirão diariamente em diversos setores da farmácia. Pensando nisso, nós, da Desenvolva Consultoria, separamos para você, algumas atitudes essenciais para um bom gerenciamento da farmácia.
Algumas dicas para o gerenciamento da farmácia para colocar em prática hoje mesmo:
1. Seja imparcial
Antes de mais nada, fazer parte da gerência, significa não ter preferência por um ou outro funcionário. Ou seja, todos deverão ser tratados da mesma forma, com os mesmos direitos e deveres dentro da empresa.
Então, se você como gerente fornecer um benefício a um determinado colaborador, tenha em mente que os demais terão o mesmo direito. Além disso, ser imparcial significa analisar todas as situações e ouvir todas as partes antes de tomar qualquer decisão precipitada. Portanto, ouça, analise, verifique a procedência, e só depois tome a decisão mais assertiva.
2. No gerenciamento da farmácia, seja humano
De fato, todos passamos por períodos conturbados em determinado momento da vida. Mas, nem sempre é possível lidar bem com isso. Sobretudo, a ponto de conseguir separar a vida profissional da vida pessoal.
Assim, é papel do gerente analisar cada caso isolado e demonstrar compaixão e humanidade. Principalmente, ajudando o liderado a passar pela situação difícil. Em outras palavras, colocando-se à disposição de forma profissional, para ajudá-lo a executar o trabalho de maneira correta e produtiva nesse período.
3. Resolva os “burburinhos” na hora
Jamais permita que determinados assuntos geradores de fofocas, cresçam e percam o controle dentro da loja. Quando perceber tal situação, chame as pessoas envolvidas e já esclareça os fato. Sempre baseando-se nas normas da empresa. Além disso, não tolere posturas que sejam inadequadas ao bom andamento e interação entre a equipe.
4. Conheça as normas para um bom gerenciamento da farmácia
Quando o gerente conhece todas as normas fica muito mais fácil lidar com as objeções dos funcionários. Bem como com situações cotidianas do gerenciamento da farmácia, envolvendo os clientes. Então, procure as informações que não souber com outros gerentes ou demais setores e se atualize sempre! Sobretudo em relação a:
- regras da empresa,
- legislações,
- código de defesa do consumidor,
- entre outros.
5. Promova feedbacks diários
Sem dúvida, um gerente focado em resultados promove feedbacks diários com sua equipe. Aqui esses resultados podem estar relacionados à organização da loja ou à meta de vendas.
Seja como for, através do feedback, o gerente consegue ir alinhando com a equipe, diariamente, os objetivos a serem alcançados naquele dia. Assim como os erros que não poderão mais serem cometidos!
Além disso, essa prática desperta na equipe a sensação de estar sendo incluída nos projetos. Ou seja, o colaborador se sente como uma peça fundamental e importante na loja. Por isso, tire de 5 a 10 minutos com cada turno de funcionários e repasse os pontos a serem trabalhados na loja naquele dia.
6. Delegue e acompanhe atividades no gerenciamento da farmácia
Não adianta apenas delegar diversas atividades, se você não for capaz de acompanhar a efetividade da execução de cada uma delas. Inclusive, uma das frases que mais ouvimos dos gerentes é: “Eu pedi para ele fazer, mas não fez”.
Ora, se você pediu, mas não estipulou um tempo, nem foi conferir se a tarefa foi feita da forma como desejava, de nada adiantou delegar. Afinal, delegar é cobrar, acompanhar e, caso não tenha sido feito da forma correta, corrigir! Aliás, é preciso solicitar que seja refeita quantas vezes forem necessárias! Até que se atinja um trabalho de excelência.
Inclusive, vale ressaltar que essa dica serve para todos os setores da loja! Isto é, desde a limpeza até o atendimento.
7. Conheça seu funcionário
Antes de julgar se possuem capacidade de realizar as tarefas que você delegou, retire um tempo para analisar o perfil dos seus liderados. Afinal, há funcionários com perfis organizacionais fantásticos, mas que não são às vezes tão ágeis. Então, neste caso, delegue funções adequadas a esse perfil mais passivo.
Por outro lado, há outros que possuem agilidade, desenvoltura e carisma. Porém, deixam a desejar na organização. Assim, você deve direcioná-los para atividades condizentes com essa postura. Mas, lembre que todos os perfis são moldáveis, desde que o gerente se predisponha a atuar junto a cada um deles.
8. Seja o espelho da sua equipe
Com efeito, uma equipe focada, com atitude, é reflexo de um gerente com atitude condizente. Por exemplo, se você deseja que a equipe siga as normas à risca e trabalhe com excelência, seja o exemplo disso! Em outras palavras:
- Não chegue atrasado,
- Use o uniforme de forma correta e impecável,
- Seja vendedor,
- Tenha o melhor atendimento aos clientes,
- Resolva os problemas da sua equipe,
- Seja o mais motivado e alegre,
- Acredite sempre que é possível atingir o que se propomos a fazer!
9. Seja motivado e ativado
Dessa forma, entendemos que o gerente deve ser o primeiro a se motivar. Ou seja, não esperando nunca que a motivação venha de fora: seja de outras pessoas ou fatos.
Então, motive-se pelo simples fato de você ser o responsável por fazer toda a diferença junto à equipe. Ou, ainda, por saber que sem a sua presença, a engrenagem para! Sem dúvida, só você tem as ferramentas para tornar a sua loja a mais poderosa em todos os sentidos. Portanto, não espere que os outros façam, faça você primeiro. Lembre-se: você é o espelho!
10. Resolva os problemas
Sobretudo, um gerente alcança a credibilidade e confiança da equipe quando demonstra ser o alicerce da mesma. Por exemplo, um bom gerente resolve os problemas que estão ao seu alcance no dia e promove o feedback naquele momento. Assim, acalma a equipe e transmite a segurança de que tudo já está sob controle.
Da mesma forma acontece com os clientes. Afinal, o gerente é visto pelos clientes como o único capaz de resolver as situações que ninguém mais conseguiu resolver. De fato, é isso mesmo! No gerenciamento da farmácia, essa é a única função capaz de agir com racionalidade e responsabilidade diante de qualquer problema.
11. Não tenha medo da sua equipe
Com certeza, no desafio diário do gerenciamento da farmácia, é comum que o gerente se depare com colaboradores desmotivados. Geralmente, eles possuem motivos próprios para não acreditarem no sentido do trabalho que realizam. Além disso, ainda são capazes de agir para convencer outros membros da equipe dessa ideologia. Mas, não caia nesta armadilha!
Pelo contrário, saiba que você é o conhecedor real das normas e necessidades da sua loja. Assim sendo, só você é capaz de influenciar de forma correta a atitude e pensamentos dos seus liderados. Sobretudo, baseado no que a empresa espera de você.
Aliás, lembre-se de que a sua forma de fazer as coisas será sempre a forma correta. Afinal, você foi escolhido para esta função por sua competência e conhecimento. Então, não permita que liderados desmotivados influenciem mais do que você.
12. Goste de pessoas
De fato, o gestor que não gosta de pessoas está no local errado. Especialmente no gerenciamento da farmácia, lidar com pessoas é um ato diário e amoroso de quem escolhe estar ali. Então, o gestor deve ser o primeiro a colocar isto em prática.
13. Saiba os números de sua loja
Aqui, tenha em mente que você, como gestor da farmácia, precisa estar por dentro de todos os números do negócio. Afinal, um gestor que não sabe as métricas, não tem condições de traçar estratégias assertivas junto à equipe para alavancar resultados.
14. Defina metas diárias e acompanhe
Talvez esse seja o princípio para conseguir alcançar resultados cada vez maiores. Com certeza, são as metas que nos impulsionam para o alcance dos nossos objetivos.
15. No gerenciamento da farmácia, divida as metas por funcionário
Antes de mais nada, é importante que cada colaborador tenha conhecimento do quanto está vendendo e da sua meta de vendas na loja. Certamente, isso facilita a busca pelo alcance dos resultados.
16. Crie uma tabela de delegação de tarefas
Aqui, não espere que seus funcionários se conscientizem por eles mesmos! Pelo contrário: eles precisam ser norteados rumo à organização da loja e das tarefas imprescindíveis.
17. Crie uma tabela de horários e folgas a serem cumpridas
Também essa é uma forma de organizar o ritmo de trabalho. Sobretudo, para que todos se comprometam com os horários que mais demandam o engajamento da equipe.
18. Para um bom gerenciamento da farmácia, observe o atendimento dos seus liderados
A saber, não se pode corrigir o que não se nota de errado. Então, reserve diariamente um tempo para observação do atendimento que está sendo prestado aos clientes.
19. Acompanhe diariamente os e-mails recebidos e execute
Quando trabalhar com sistema de e-mails, abra diariamente e execute no mesmo dia. Afinal, toda informação recebida é de grande valia e não pode ser ignorada.
21. Tenha uma visão crítica da loja
Para que você tenha sucesso no gerenciamento da farmácia, abra seu olhar e atente-se aos mínimos detalhes. Por exemplo, observe desde o chegar na loja, o que precisa ser providenciado, o que há de errado, o que pode ser feito.
22. Seja inconformado
Com certeza, o gestor que se conforma com os resultados negativos entra na zona de conforto. Assim, deixa de abrir uma visão para a melhoria dos resultados da farmácia. Então, não se conforme! Pelo contrário, busque todos os dias fazer um pouco mais em prol do sucesso da farmácia.
Invista no gerenciamento da farmácia e leve seu negócio para o próximo nível!
Agora que você já viu todas as nossas dicas, é a hora de colocá-las em prática. Afinal, o gerenciamento da farmácia é um pilar muito importante para o crescimento de qualquer negócio.
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