como se tornar um gerente produtivo na farmácia

Como se tornar um gerente produtivo na farmácia

Hoje todos queremos produtividade, performance e resultado, não é? Especialmente na farmácia, as atividades da gerência precisam ser estratégicas, para trazer resultados reais. Aqui na Desenvolva, acompanhamos diversas farmácias e drogarias em todo o País. Então, reunimos aqui dicas essenciais para tornar um gerente produtivo na farmácia. Acompanhe com a gente!

 

Mas, o que faz um gerente na farmácia?

Antes de mais nada, é preciso destacar que o papel do gerente é organizar, planejar e executar atividades que facilitem o processo de trabalho. Por exemplo, é o gerente que:

  • organiza a loja, com todos os ambientes de trabalho, 
  • toma as decisões, com base nos dados que tem, 
  • orienta o trabalho de todos os membros que compõe a equipe da farmácia,
  • gera resultados através da condução de todas as pessoas na direção de um objetivo comum. 

 

Os perfis de gerente e o que fazer para se tornar um gerente produtivo

Inicialmente, defendo que o resultado vem de acordo com os perfis que cada um tem e precisa desempenhar na farmácia. Por isso, vamos falar de como se tornar um gerente produtivo através do entendimento desses 5 PERFIS. Além disso, explicamos o que fazer para se tornar cada um.

 

gerente 360 na farmácia

 

1. GERENTE 360º

A saber, esse perfil recebe essa denominação porque possui uma visão completa da loja. Isto é, desde a parte externa, interna, equipes, documentações, exposições de produtos, organização de loja e estoques. 

COMO SE TORNAR ESTE GERENTE?

A seguir, algumas estratégias que você pode usar no dia a dia para se tornar um gerente produtivo:

  • Entre na loja todos os dias por corredores diferentes;
  • Passe as mãos pelas gôndolas;
  • Pare do outro lado da rua e pergunte-se: “Eu entraria nessa loja se fosse o cliente?”.

Além disso, outras perguntas que você deve se fazer são: “A loja está atrativa/ limpa/organizada? Minha equipe sabe o que deve ser feito e como deve ser feito?, Estou delegando e conferindo a execução após um tempo? Os resultados estão aparecendo?”.

Com isso, você assume uma postura de estar sempre avaliando e buscando melhorias para todos os aspectos da sua farmácia.

 

2. GERENTE ANALÍTICO

Agora, este perfil de gerente analisa a performance do dia anterior da sua loja diariamente. Mas, ele faz isso logo após observar sua loja em 360º

Assim, abre o sistema, verifica vendas, metas atingidas, performance alcançada no dia anterior e anota os pontos a serem melhorados no dia vigente. Dessa forma, estabelece um plano de ação para ser colocado em prática.

COMO SE TORNAR ESTE GERENTE

Para que você se torne um gerente produtivo, policie-se a abrir e acompanhar os resultados da loja diariamente no sistema. Então, padronize o horário que fará isso e siga sem desculpas. 

Sobretudo, torne-se este gerente a partir da consciência e comprometimento com os resultados da loja. Ou seja, entenda que todo resultado positivo ou negativo depende do gerente.

 

3. GERENTE EXECUTOR

Depois de obter a visão 360º, esse perfil de gerente tem a análise diária da loja e dos problemas e objetivos a serem alcançados no dia. Assim, parte para o plano de ação diário, sempre envolvendo a equipe no alcance dos objetivos. 

COMO SE TORNAR ESTE GERENTE?

Em primeiro lugar, anote tudo o que observou em desacordo ao chegar na loja. Também liste todas as tarefas pendentes a serem realizadas no dia. Depois, trace diariamente, um plano de ação para elas. Para isso, considere:

  • Quem da sua equipe vai executar o que?
  • Quanto tempo preciso para resolver isso?
  • Quem pode me ajudar?
  • Quais ferramentas precisarei para executar meu plano de ação?

 

equipe do gerente produtivo 

 

4. GERENTE AUDITOR

A saber, esse perfil de gerente delega de forma justa todas as tarefas importantes a serem executadas na loja naquele dia. Porém, sabe que se não houver o acompanhamento da execução destas tarefas, o risco de não serem executadas ou serem executadas de forma inadequada são imensos. 

COMO SE TORNAR ESTE GERENTE

Primeiramente, delegue as tarefas aos funcionários sempre dando um prazo para o término da execução. Assim, durante e após a execução, audite. Ou seja, verifique se a mesma está sendo executada da forma como você orientou e, caso contrário, corrija imediatamente. Aliás, nunca espere para fazer isso só no outro dia. 

 

5. GERENTE FEEDBACK/ COMUNICADOR:

O gerente comunicador tem o hábito de conversar diariamente com sua equipe. Para isso, aborda os seguintes pontos:

  • Demonstra as forças e fraquezas que a loja possui;
  • Mostra o potencial da união, dos processos, do trabalho em equipe,
  • Fortalece e incentiva seus colaboradores a serem melhores e a darem seus melhores resultados diariamente. 

Por fim, esse perfil de gerente não é refém da equipe. Ou seja, não possui medo dela e sabe que a comunicação é o caminho para os resultados positivos. 

COMO SE TORNAR ESTE GERENTE?

Talvez a estratégia mais relevante aqui é: faça mini reuniões diárias de 10 minutos com cada equipe (de cada turno). Mas, nessas oportunidades, fique atento para abordar, no máximo, 2 assuntos. Por exemplo:

  • algum problema do dia anterior, 
  • uma meta não alcançada, 
  • trazer notícia boa, 
  • parabenizar por algo bem feito.

No entanto, problemas individuais não devem ser trazidos na reunião. Pelo contrário, devem ser tratados individualmente com o colaborador envolvido. 

Com certeza, seguindo estas dicas você vai melhorar sua comunicação e tornar mais dinâmica a execução das tarefas importantes na rotina da sua loja. Afinal, o tempo dentro da loja urge e precisa ser aproveitado de forma inteligente! 

 

gerente produtivo comunicador

 

Dicas finais para se tornar um gerente produtivo

Agora, com todos esses perfis definidos e como alcançar cada um, trago aqui as estratégias e comportamentos que todos os gerentes poderosos devem ter: 

  1. Conheça os números da sua loja;
  2. Defina metas diárias e acompanhe;
  3. Divida as metas por funcionário;
  4. Crie uma tabela de delegação de tarefas;
  5. Crie uma escala de horários e folgas para a equipe cumprir;
  6. Observe o atendimento dos seus liderados;
  7. Acompanhe diariamente os e-mails recebidos e execute;
  8. Tenha uma visão crítica da loja;
  9. Seja inconformado.

Aqui na Desenvolva ajudamos farmácias e drogarias em todo o Brasil a ter uma gestão eficiente e produtiva. Então, podemos ajudar você a implementar um gerenciamento que traga resultados reais: clique aqui e fale com a gente!

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